Endodontia
Deixe seus dados, que alguém da nossa equipe entrará em contato, para sanar suas dúvidas e agendar sua consulta!
Dra. Maria Carolina M Rodrigues | CRO/RJ 40271
Especialista em Endodontia e Atualização em Dentística
Atuando na Simiquel Odontologia desde Jan/2017.
Endodontia
A especialidade da odontologia que é responsável por estes tratamentos é a endodontia.
Esse procedimento permite salvar dentes naturais preservando-os do ponto de vista funcional e estético.
Para a realização do tratamento endodôntico faz-se a remoção da polpa do dente, através da desinfecção/ limpeza dos canais com instrumentos manuais que são as limas endodônticas.
Atualmente a técnica automatizada com instrumentação rotatória onde é usado um equipamento específico para a limpeza do canais com limas diferenciadas, é a mais preconizada.
Há também um equipamento que é o localizador apical para medir eletronicamente o comprimento dos canais, conferindo maior precisão na medição do condutos e mais previsibilidade de sucesso ao tratamento.
Estes dentes que precisam de tratamento de canal são dentes que já sofreram algum tipo de injúria e na maioria das vezes tem um nível de contaminação interna, portanto o uso de substâncias químicas que auxiliam no processo de desinfecção são necessárias, e elas auxiliam também no alargamento dos canais. A obturação dos canais radiculares é realizada com um cimento endodôntico para fazer o vedamento daquele espaço anteriormente ocupado pela polpa dental.
O tratamento endodôntico é indicado quando o dente apresenta uma inflamação interna, um exemplo é quando o dente está com cárie muito extensa e as bactérias contaminam o nervo, ou devido uma fratura, ou a um trauma, ou quando há necrose pulpar ou por indicação para posterior colocação de um trabalho protético.
Nos casos onde já foi realizado o tratamento de canal e há recidiva, ou seja, o foco de infecção persiste, há necessidade de fazer o retratamento dos canais infectados, visando o controle da infecção. Determinadas situações, onde a lesão apical é muito extensa, é realizado o retratamento do canal e também uma cirurgia parendodôntica para a curetagem direta da infecção e remoção da capsula cística. Por vezes é preciso fazer a remoção da ponta da raiz, apicetomia, e enxertia óssea.
Essas alterações na polpa podem ocasionar sensibilidade, dor intensa, alterações na região gengival, lesões e abscessos. Uma infecção odontogênica, de origem dentária, é preocupante pois pode se espalhar pela corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos do corpo, desenvolvendo alterações sistêmicas mais avançadas.
O coração é um dos órgãos mais afetados por este tipo de disseminação sistêmica da infecção. A endocardite bacteriana está diretamente relacionada a má conservação dos dentes e as infecções oriundas da boca, que se não tratadas adequadamente podem levar o paciente à óbito.
Outra doença, a artrite reumatoide, também é agravada por alterações na saúde bucal com comprovação científica. Observa-se muitos casos de nascimento de bebes de baixo peso e parto de prematuro quando a parturiente não faz um acompanhamento com o cirurgião dentista e a mesma apresenta foco de infecção dental. Vê-se também alterações nos pulmões por causa das infecções dentárias.
Após a realização de tratamento de canal é necessário fazer acompanhamento radiográfico ou tomográfico periódico, geralmente semestral no início, para constatar a redução ou estabilização da lesão e garantir a saúde dental e sistêmica.
Para tirar dúvidas sobre Endodontia clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Clique aqui e veja outros tratamentos:
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Simiquel Odontologia o seu melhor sorriso!