Estomatologia
Deixe seus dados, que alguém da nossa equipe entrará em contato, para sanar suas dúvidas e agendar sua consulta!
Dra. Juliane | CRO/RJ 47051
e Estomatologia
Estomatologia
É uma especialidade odontológica reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992, pouco conhecida até o momento, a palavra deriva do grego “estomato” que significa boca e “logos” estudo, portanto seu significado é estudo da boca.
O Dentista especialista em Estomatologia é fundamental para o diagnóstico precoce de algumas doenças sistêmicas, cujo primeiro sinal pode ser na cavidade bucal, cito lúpus. Diabetes, anemia, sífilis, AIDS também tem manifestações orais e o especialista está apto para este diagnóstico precoce.
Dentre as lesões mais comumente diagnosticadas pelo estomatologista encontram-se as hiperplasias, aftas, lesões de herpes além do carcinoma ou câncer oral, o qual é uma alteração grave e apresenta cura quando diagnosticada precocemente. Este profissional está habilitado para poder tratar as lesões decorrentes da quimio e/ ou radioterapia, realizada em pacientes durante o tratamento oncológico.
A consulta com o estomatologista é composta de um exame clínico que é dividido em anamnese e exame físico.
• Anamnese é uma conversa espontânea com o paciente para poder conhecê-lo melhor, identificar os sinais e sintomas do que se está sentindo, colher informações importantes (queixa principal/duração; história da doença atual; antecedentes hereditários; situação familiar; hábitos e vícios) para poder auxiliar no diagnóstico.
• Exame físico é a parte onde utiliza recursos semiotécnicos para identificar os sintomas, como é o caso da inspeção, palpação, percução, auscultação, olfação, punção, diascopia entre outras.
Após o exame clínico, em alguns casos é possível realizar o diagnóstico e propor o tratamento adequado, todavia em outras situações o profissional pode lançar mão de exames complementares, como exames laboratorias (exames de sangue) e radiológicos. Quando não for possível fechar o diagnóstico por meio do exame clínico e complementar, será realizada biópsia com análise histopatológica para assim determinar o tratamento.
O diagnóstico diferencial entre as lesões orais é vasto, as principais observações que você pode fazer no autoexame da cavidade bucal é verificar alteração de cor e textura da mucosa oral. Existem lesões brancas, arroxeadas chegando até a serem quase negras. Quando há inchaço, dor, ardência, coceira é necessário uma avaliação mais detalhada pelo profissional.
As lesões brancas compreendem: candidíase, leucoplasia, líquen plano, grânulos de Fordyce, estomatite nicotínica, leucoplasia pilosa, sífilis secundária. As alterações vesico-bolhosas são: herpes simples e herpes zorter, pênfigo, penfigóide, eritema multiforme,síndrome de Stevens-Johnson. Já nas lesões aftóides estão: estomatite aftóide recidivante, doença de Behçet, lúpus eritematoso sistêmico, mucosite e queimadura química.
São observadas na língua as glossite migratória benígna, mais comumente conhecida como língua geográfica, glossite romboide mediana e glossodínea. Portanto, se notar qualquer alteração na cavidade oral que não melhore em até no máximo 15 dias, busque um estomatologista para poder ajudá-lo.
Para tirar dúvidas sobre Estomatologia clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Clique aqui e veja outros tratamentos:
Acesse nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Simiquel Odontologia o seu melhor sorriso!