A gengivite é a inflamação da margem gengival que pode progredir e afetar os ossos que permeiam e suportam os dentes. As três etapas de gengivite – da menos severa até a mais severa – são: gengivite, periodontite e periodontite avançada.
Sinais e sintomas A gengivite pode não apresentar dor, então é importante ficar atento a qualquer um dos sintomas a seguir:
- Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento
- Gengiva que recua ou se afasta do dente
- Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca
- Dentes soltos
- Pus visível em torno dos dentes e gengiva
Diagnóstico
Caso não seja removida por meio de escovação ou pelo uso diário do fio dental, a placa (biofilme dental) se transforma em tártaro (cálculo dental), que possui uma superfície áspera e retentiva facilitando assim a retenção de mais placa. As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso. Existem três estágios da doença periodontal:
- Gengivite – Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.
- Periodontite – Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa. Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
- Periodontite avançada – Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.
Prevenção
Escovação e uso do fio dental adequados ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos pode matar as bactérias e diminuir a quantidade de placa em sua boca. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.
Siga nossas redes sociais:
Pessoas que leram este artigo, leram também:
- Cirurgiões-Dentistas são os menos contaminados pela Covid-19
- Conheça as manifestações bucais da COVID-19
- Erros na Higiene Bucal
- Entrevista sobre implantes com Dr. Luiz Carlos Zanatta
- Nossa Visão
- Sorrir também é possível na terceira idade!
- Você Sabe o Que é Diastema?
- Mitos e verdades sobre alimentos?
- Doença Periodontal